domingo, 14 de abril de 2013

Mashups

Nesta minha jornada fazendo Pós em Educação e Tecnologia venho aprendendo cada dia uma coisa diferente. Há aulas em que meus conhecimentos sobre determinado assunto são aprofundados e há momentos em que me deparo com conteúdos totalmente novos para mim que até me assusto por não saber.

O termo da vez foi mashup. Logo pensei: O que é isso?! Mas aos poucos minhas dúvidas foram sendo sanadas e agora vou tentar explicar um pouco do que aprendi...

Mashup significa misturar e este termo teve origem no mundo da música, no qual duas ou mais músicas são “misturadas” para formar uma nova. O vídeo abaixo é um ótimo exemplo de mashup. Nele, foram misturadas as batidas e os vídeos das músicas “It’s not right, but it’s okay” da Whitney Houston e “Isn’t she lovely” do Stevie Wonder. O interessante é que até o nome deste mashup é uma mistura: “It’s not right, but isn’t this lovely?”. Assistam!



Segundo a Wikipédia, um mashup de vídeo “é a combinação de múltiplas fontes de vídeos que normalmente não têm nenhuma relação uma com a outra, em uma obra derivada, frequentemente satirizando componentes de suas fontes ou outro texto. Um exemplo é o vídeo a seguir onde o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair aparece “cantando” a música “Should I stay or should I go?”. Vejam:



Na internet, os mashups são sites personalizados que usam conteúdos combinados de mais de uma fonte e produzem novos recursos com dados associados. Assim, diferentes serviços podem funcionar simultaneamente. O Google Maps é um grande exemplo de mashup, pois conseguimos acessar as informações do próprio site e de diversos outros sites na mesma página.

É possível criar mashups diretamente na web através dos sites:


Alguém se arrisca?



Nenhum comentário:

Postar um comentário